Graça, Fé e Santidade - Uma Teologia Sistemática Wesleyana

Graça, Fé e Santidade - Uma Teologia Sistemática Wesleyana

Marca: NazalivrosDisponibilidade: Imediata Referência: 9788554352745


Por:
R$ 149,00

ou 1x de R$ 149,00 Sem juros
 

Por vezes, os críticos afirmam que “a Igreja já deu o que tinha que dar”e, embora a crítica seja negativa, ela representa, na verdade, um fato indiscutível. Realmente a Igreja tem a responsabilidade de transmitir, de geração em geração, o evangelho que lhe foi confiado; a vitalidade espiritual vivida; a graça transformadora recebida; o poder da adoração que tem desfrutado e a compreensão teológica que herdou. 
Ademais, é claro que a Igreja pertence a Cristo. Ele prometeu: “Edificarei a minha Igreja” (Mt. 16:18). Portanto, só Ele pode perdoar o pecador arrependido; dar vida nova àqueles que estão mortos em delitos e pecados; purificar o coração dos que se rendem completamente à Sua vontade e capacitar a todos os que servem em Seu nome. No entanto, a Igreja, por meio do evangelismo, do ato de servir, da adoração e do ensino, pode ser um instrumento para a expansão do Reino de Deus.
Diante disso, a compreensão e o discernimento teológicos são necessários para um discipulado fiel e um serviço cristão eficiente. A fé da Igreja deve ser conhecida e constantemente articulada com os contextos contemporâneos. Esse é o objetivo deste volume. Durante meio século, a extraordinária obra de teologia sistemática, com três volumes, do Dr. H. Orton Wiley, intitulada Teologia Cristã, tem servido à Igreja e, de maneira mais ampla, à comunidade Armínio-Wesleyana. E continuará a fazê-lo, certamente. Já a presente obra de teologia sistemática reflete os desenvolvimentos mais recentes do pensamento cristão e do conhecimento bíblico, além de fortalecer o testemunho de santidade. 
As Escrituras, devidamente interpretadas, são a base a partir da qual a Igreja constrói o seu entendimento teológico. A história e a experiência cristãs têm enriquecido e refinado as concepções da Igreja sob a direção e a orientação do Espírito. A doutrina resultante desse entendimento teológico da Igreja deve ser constantemente analisada de acordo com os ensinamentos bíblicos.
É fundamental que esse credo teológico seja formulado na linguagem e no pensamento de cada nova geração para que a vida da igreja seja nutrida e mantida. Embora as verdades cristãs permaneçam constantes, o seu modo de apresentação varia e os meios usados para facilitar a sua compreensão devem ser atuais para que mantenham a sua relevância. Essa é a principal tarefa de qualquer obra teológica da igreja.
Tendo isso em mente, a Comissão de Literatura da Casa Nazarena de Publicações, com a aprovação da Junta de Superintendentes Gerais, encarregou o Dr. H. Ray Dunning de produzir uma obra de teologia sistemática, de tradição wesleyana, em conformidade com os padrões doutrinários da Igreja do Nazareno e, de igual modo, que seja sensível e que dialogue com o pensamento teológico, filosófico, psicológico e cultural contemporâneos.
O Dr. Dunning tem as qualificações necessárias para assumir a grande responsabilidade que esta obra exige. Nazareno de longa data, Dunning é um homem leal à igreja, presbítero, pastor e pregador da Palavra, escritor e especialista em estudos teológicos. Licenciado pelo Seminário Teológico Nazareno, fez o seu doutorado (PhD) em Religião na Universidade de Vanderbilt, com especialização em teologia e filosofia. Ao longo de mais de 20 anos tem aperfeiçoado a sua mestria teológica por meio do ensino na divisão de religião e filosofia da Universidade Nazarena de Trevecca, onde atualmente preside o Departamento de Religião e Filosofia. A qualidade da sua vida espiritual complementa a sua erudição teológica.

Conteúdo
PARTE I – Introdução
1 A Natureza e o Âmbito da Teologia 
2 As Fontes da Teologia: A Bíblia 
3 As Fontes da Teologia: Tradição, Razão e Experiência
PARTE II – O Nosso Conhecimento de Deus
4 Revelação: Seu Significado e a Sua Necessidade
5 Revelação: Uma Abordagem Wesleyana
PARTE III – As Doutrinas de Deus o Soberano
6 A Natureza e os Atributos de Deus 
7 A Trindade 
8 Deus o Criador
PARTE IV – As Doutrinas de Deus o Salvador
9 A Humanidade como Pecadora
10 A Pessoa do Salvador
11 A Obra do Salvador 
12 Uma Perspectiva Wesleyana da Expiação 
PARTE V – As Doutrinas de Deus o Espírito
13 A Experiência Cristã do Espírito Santo 
14 A Obra do Espírito Santo 
15 Santificação: Restauração à Imagem de Deus 
16 A Comunhão dos Santos 
17 Os Meios da Graça 
Apêndice 1 Escatologia Especulativa
Apêndice 2 Hermenêutica
Obras Citadas

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também