Concluindo o Pentateuco

Concluindo o Pentateuco

Marca: NazalivrosDisponibilidade: Imediata Referência: 9788586774023

 

Com grande alegria chegamos ao nosso segundo volume de estudos bíblicos do Antigo Testamento. Produzi este material, originalmente, em 2010 e era usado na igreja local onde eu pastoreava para a nossa EBD. Fiz revisões e adaptações e acredito que poderá ser útil para nossos estudos. Relembrando nossa proposta: a ideia é que você tire um tempo para conhecer as informações mais básicas dos primeiros 39 livros de nossa coleção sacra veterotestamentária.

Deste modo, queremos seguir uma abordagem contínua, iniciando pelo livro de Gênesis, passando pelos demais livros do Pentateuco, conhecendo a época da conquista com Josué, o período teocrático dos juízes, a era monárquica, a era exílica e as literaturas proféticas. Estamos agora, portanto, na conclusão do Pentateuco. O livro de Êxodo continua exatamente a partir de onde o livro de Gênesis termina. Até poderíamos explorar livro a livro. No entanto, considerando que os livros da Lei possuem similaridades (narrativas paralelas em Êxodo, Números e Deuteronômio) e que
há especificidades legislativas (especialmente em Levítico) com pouca aplicabilidade para nossos dias, optamos por resumir alguns dos principais temas de Êxodo a Deuteronômio neste livro de estudos bíblicos.


Obviamente que, não esgotaremos todos os temas. Esse material contém treze lições que dão uma visão panorâmica da maneira como o povo hebreu saiu do Egito, como peregrinaram pelo deserto, como foram instituídos como nação (Israel) e como ficaram próximos da entrada da terra prometida. Procurei deixar as lições o mais simples e práticas possível, a fim de que você possa estuda-las em casa, em pequenos grupos ou mesmo nas classes de escola bíblica. Meu desejo é que você seja edificado.


Bons estudos!
Em Cristo,
Rev. Vinicius Couto

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também